Aumenta-se a funcionalidade e há uma melhoria notável na experiência do utilizador
As versões de grupos electrogéneos que incorporam de série as unidades de controlo eletrónico DSE6010MKII ou DSE6020MKII recebem através da sua versão mais avançada as DSE6110MKII e DSE6120MKII, respetivamente, sendo esta uma boa dose de melhorias.
Estas novas versões, além de incorporarem novas funcionalidades, que aumentam as possibilidades de controlo dos grupos electrogéneos, melhoram notavelmente a experiência do utilizador ao controlar, manobrar e programar o grupo electrogéneo. Isto foi conseguido incorporando um design que aumenta a rapidez ou a legibilidade dos textos, funções e programação, muito semelhantes às da unidade de controlo DSE7310 e 20 MKII, incorporada como padrão nos grupos electrogéneos com potências mais elevadas.

Unidade de controlo DSE6110MKII com mensagens no ecrã disponíveis em vários idiomas
Em seguida, destacamos as vantagens adicionais relativamente à versão anterior:
Mensagem de estado e erros são mostrados por meio de texto, em vez de ícones
Os textos do ecrã podem ser alterados para diversos idiomas.
Com pretende-se facilitar e agilizar a rápida identificação do estado do grupo electrogéneo e das causas das possíveis avarias.

Unidade de controlo DSE6120MKII com ecrã disponível para personalização
O registo de eventos da unidade de controlo armazena até aos últimos 100 eventos ocorridos
As versões anteriores estavam limitadas aos últimos 50. Duplicou-se o registo de eventos, ampliando-se assim significativamente a informação agora registada até 100 eventos.
“Data logging”
Estas unidades de controlo têm a possibilidade de registar a evolução dos parâmetros de funcionamento do grupo electrogéneo. Isto permite representar de maneira gráfica ou em tabelas editáveis informações como, por exemplo, a evolução da potência ou outro valor medido, como a tensão de rede registada no grupo electrogéneo durante um determinado período.
“DSE Net” para ligação de módulos de expansão
Estas unidades de controlo têm a possibilidade de ligar módulos de expansão como o DSE2157 (8 relés de saída programáveis), DSE2130 (8 entradas programáveis) e o DSE2548 (um ecrã com 8 LED indicadores programáveis). Podem ligar-se até 3 unidades de cada tipo de módulo e a distância máxima para a instalação é de 1000 metros.
Os módulos de expansão ampliam as possibilidades de adaptar o funcionamento dos grupos electrogéneos às diferentes aplicações atuais de modo muito importante.
Outras vantagens importantes:
- Modo de suspensão.
- Alarme de carga baixa.
- Pré-alarme de temperatura do refrigerante.
- Possibilidade de inibir o arranque por sinal externo durante certos períodos.
- Páginas programáveis no ecrã com informações diversas sobre o grupo electrogéneo.
- Mais possibilidades de interação com a ECU de motores eletrónicos.
- Suporte para outros instrumentos CAN (transmitir até 5, receber até 30).
- Certificação UL e CSA.
- Compatível com motores Tier4f.
Outra vantagem a destacar é que estas novas unidades de controlo têm o mesmo tamanho físico e as mesmas ligações que as antigas unidades de controlo. Isso torna a substituição de uma por outra muito simples e facilita a atualização para a central 61XX, aproveitando todas as vantagens que estas apresentam.
A nova unidade de controlo DSE6120MKII, assemelha-se tecnologicamente às versões de unidades de controlo mais avançadas e potentes do mercado, como a DSE7320MKII.