Para garantir o correto funcionamento dos grupos electrogéneos e prolongar a sua vida útil é preciso fazer uma manutenção adequada e específica em todos os sistemas que compõem os equipamentos: motor mecânico, alternador, chassis, tanque de combustível, bateria e painel de controlo.
Esta manutenção precisa ser periódica e requer treinamento, assim como ferramentas e conhecimentos específicos, razão pela qual deve ser realizada por uma equipa qualificada que, além de tudo, conheça e respeite as normas de segurança.
Do mesmo modo, o tipo de motor de cada grupo electrogéneo —marca, modelo, função, potência e o facto de ser a gasolina ou diesel— e as condições ambientais do entorno, também determinam as necessidades e protocolos específicos de manutenção.
Tipos de revisões
Para todos os grupos electrogéneos —salvo para os de emergência, que requerem uma manutenção especial— podemos distinguir 3 tipos de revisões: as esporádicas, as periódicas e as extraordinárias.
Revisões esporádicas
Este é um tipo de controlo básico, muito simples de fazer, do qual se encarrega o próprio usuário do grupo eletrogéneo: consiste em, periodicamente e durante alguns minutos, por em funcionamento o equipamento seguindo as instruções estabelecidas pelo fabricante.
Revisões periódicas e extraordinárias
As revisões periódicas devem ser levadas a cabo por técnicos devidamente preparados (em Inmesol facilitamos esta formação aos nossos clientes), e as manutenções extraordinárias são feitas exclusivamente pela equipa qualificada da Rede de Assistência Técnica de Inmesol.
Manutenção dos equipamentos de emergência
Dada que a função deste tipo de grupos electrogéneos é entrar em funcionamento exclusivamente quando ocorre uma falha na rede elétrica, é importante fazer a troca, uma vez ao ano, de pelo menos:
- O óleo
- O filtro do óleo
- O filtro do gasóleo
- O pré-filtro do gasóleo, se o possui.
Manutenção do motor
Da mesma forma que os veículos, os motores dos grupos electrogéneos constam de câmaras de combustão, pistões e diferentes sistemas auxiliares: o sistema de refrigeração (radiadores e ventiladores), o de filtração (do ar, óleo e combustível) e o elétrico (responsável pelo arranque e desligamento dos equipamentos).
Com relação ao sistema de filtração, tanto os filtros do ar, do óleo e do combustível, como este último em si mesmo, devem ser substituídos após determinadas horas de uso. Habitualmente, costuma ser necessário fazê-lo uma vez por ano, mas este prazo varia em função do fabricante e de outros fatores. Por exemplo, no caso dos filtros de ar, a frequência depende da concentração de partículas de poeira suspendidas no ambiente ao que o grupo eletrogéneo estiver exposto. Além disso, durante o trabalho de manutenção do filtro do combustível é imprescindível que o motor esteja frio para evitar riscos de incêndio.
Quanto ao sistema elétrico, é necessário comprovar a carga da bateria com certa frequência, bem como nivelar o eletrólito, a adicionar água destilada para compensar a evaporação que sempre ocorre. Para verificar a densidade da solução ácida, os técnicos utilizam um densímetro.
A Inmesol dispõe de um KIT de manutenção para os clientes que oferece todas as garantias da marca INMESOL, assim como de um amplo stock de peças de reposição que permite realizar substituições de forma imediata.
![]() | ![]() |
Manutenção de outros componentes
Além de todos os citados anteriormente, cada grupo electrogéneo possui uma série de componentes que também requerem manutenção preventiva:
- Escapamentos de gás: revisão do silencioso e do fluxo do escapamento.
- Partes móveis: revisão dos ventiladores, das correias e de seus respetivos tensores. Os alternadores têm rolamentos que não costumam precisar de manutenção, embora devam ser trocados após cerca de 25.000 horas de uso.
- Bobinados: em ocasiões, é aconselhávelmedir a resistência óhmica da carroçaria que protege o equipamento para averiguar se existe um adequado isolamento à terra.
- Painel de controlo: revisão dos fusíveis e limpeza dos contactos, se necessária.
Na Inmesol, trabalhamos com diversas marcas de motores. Cada fabricante facilita os pormenores de seus modelos e as recomendações específicas num Manual de uso e manutenção que os técnicos devem ter em conta ao fazer a manutenção, pelo que é importante que esteja sempre disponível quando o serviço é realizado. |
Na imagem abaixo, vemos uma tabela orientativa sobre a frequência de manutenção necessária para os diferentes componentes de um grupo electrogéneo: