Quando não há uma rede elétrica ou não podemos assumir o risco de cortes no abastecimento elétrico
As aplicações dos grupos electrogéneos são numerosas e muito distintas: podem atuar como fonte de energia principal quando em uma localidade não existe rede elétrica (gama industrial) ou podem utilizar-se como reserva da mesma, para substitui-la nas situações de falhas no fornecimento elétrico (gama emergência).
Gama industrial
Nos casos em que não exista rede elétrica, não seja possível utilizá-la ou se decida por algum motivo não empregá-la, os grupos electrogéneos da gama industrial serão uma ótima solução, já que são capazes de proporcionar uma grande quantidade de energia ininterruptamente. Por este motivo é tão habitual o seu uso em pedreiras, minas, instalações de telecomunicações localizadas em zonas montanhosas, hotéis, casas de campo, etc., assim como em lugares nos quais por uma razão específica seja necessária a produção de energia elétrica: concertos, obras civis, etc.
Porto de Estocolmo (SUÉCIA)Pedreira na Bélgica
Gama de emergência
Apesar de que atualmente as companhias elétricas não costumam ter problemas que acarretem em cortes momentâneos no abastecimento elétrico, há infraestruturas que, pela sua atividade, requerem uma garantia permanente para evitar, em caso contrário, a perda de vidas humanas ou grandes prejuízos económicos. Por isso existe a necessidade de instalar grupos electrogéneos de emergência em hospitais (instalação obrigatória), supermercados, indústrias, bancos, centros informáticos, centros comerciais, etc. Nestes casos, um grupo electrogéneo significa garantia e segurança.
Um de nossos grupos electrogéneos de emergênciaArmazém de material de proteção civil na Arboga (Suécia)
Carrossel de imagens do processo de traslado de um grupo electrogéneo Inmesol a uma empresa de Holanda