A cada ano se multiplica exponencialmente os acidentes de peões por escrever ou ler mensagens em seus telemóveis enquanto caminham pela rua. O facto de colocar a atenção no aparelho diminui nossa capacidade visual e cognitiva, e é quando um simples ladrilho defeituoso, um degrau, um sinal de trânsito ou outro peão que se cruza pelo nosso caminho, podem passar a ser um perigo, sem contar com as consequências de invadir a via. Aliás, basta pesquisar em YouTube “caminhar distraído”, para encontrar dezenas de vídeos a demonstrar inúmeros tipos de colisões reais. Para as pessoas que não podem evitar interagir com seus telemóveis na rua, existe até uma nova palavra em inglês, wexters, a insinuar uma combinação entre “caminhar” e “escrever um texto”.
Alguns países tomaram providências para tentar consciencializar a população do risco que significa para sua integridade física “perder o mundo de vista” por usar o chat, consultar algo na Internet, utilizar as redes sociais ou enviar e receber mensagens com o telemóvel enquanto transitam: campanhas de informação, multas, para-choques nos postes de iluminação, etc. A empresa Docomo, por exemplo, produziu um vídeo de prevenção que representa o que ocorreria em Tóquio se a totalidade de habitantes da cidade não tomasse precauções nas ruas de maior movimento (abaixo). No entanto, os acidentes continuam acontecendo.
Apple acaba de registar uma patente para fabricar um novo telemóvel pensado para evitar este problema. Este novo dispositivo incorporará um sistema de câmera com efeito de transparência no ecrã para quando estamos a digitar, a fazer possível ver o que ocorre ao nosso redor enquanto nos movemos.
Já existem várias aplicações no mercado pensadas para os semelhantes fins, porém, parece ser que a aplicação de Apple as unificará e superará.