Na Inmesol, acabamos de finalizar a fabricação dum novo modelo de contentor, de grupos electrogéneos, superinsonorizado de 915 kVA PRP e 1010 kVA LTP projetado especificamente para trabalhar em emergência numa planta de tratamento mecânico-biológico situada no condado de Ístria, na República de Croácia.
Diferentemente dos da série, este equipamento tem integrado dois módulos silenciosos externos, um de admissão e outro de expulsão, que permitem diminuir significativamente as emissões sonoras a reduzi-las a de 78 dB(A) @ 7m de pressão sonora que apresentam os modelos padronizados em condições normais a 71 dB(A) @ 7m.

Novo modelo de contentor superinsonorizado IT-1010
Para conseguir reduzir as emissões sonoras no IT-1010 implementamos o sistema “Splitter” de silenciosos: o fluxo de ar foi separado em finos canais que, por sua vez, foram cobertos e isolados entre si com material absorvente, de tal modo que as ondas sonoras, ao precisarem diversificar-se forçosamente pelos diversos condutos, e ao deparar-se com o material absorvente, vão perdendo energia progressivamente até diminuí-la notavelmente na saída. O resultado é um equipamento superinsonorizado, de baixa pressão e emissão acústica.
As principais fontes de emissões sonoras que precisam ser levadas em conta na hora de insonorizar um grupo electrogéneo são as que provocam as forças mecânicas e de combustão do motor, o ventilador, o escape do motor, as ocasionadas pelas vibrações das diferentes partes da máquina e as do alternador.
Com este novo modelo, já à venda, aumentamos a ampla série de grupos electrogéneos Inmesol de Emergência a satisfazer assim as elevadas expetativas de um setor do mercado que demanda equipamentos tecnicamente muito avançados e que respeitem o meio ambiente (ler artigo Na Inmesol projetamos e fabricamos grupos electrogéneos ‘eco-friendly’).