Novo sistema de segurança para dispositivos portáteis
Os fabricantes de dispositivos portáteis estão a trabalhar para melhorar a segurança dos sistemas de acesso aos mesmos; um tema que, como usuários, nos preocupa a todos.
Fiberio: um ecrã tátil que reconhece as impressões digitais
Um dos mais inovadores é Fiberio, desenvolvido pelos pesquisadores alemães Christian Holz e Patrick Baudisch: é o primeiro ecrã tátil que reconhece as impressões digitais de qualquer pessoa.
O protótipo já existe e tudo parece indicar que o sistema é seguro. Fiberio identifica o usuário através de suas impressões digitais em todas as interações realizadas com o dispositivo para verificar que a pessoa em questão possui autorização para fazer a ação que deseja iniciar.
Vídeo a mostrar o funcionamento do protótipo do sistema de segurança Fiberio.
Como funciona o protótipo?
O protótipo utiliza um sistema padrão de iluminação difusa composto por uma câmara de alta resolução, um projetor e um iluminador. Segundo informam na página web do projeto, Fiberio é um projetor “de múltiplos toques” (multitouch) que identifica os usuários biometricamente a basear-se no reconhecimento de suas impressões em todas as interações a tocar o ecrã. A chave que permite a Fiberio mostrar uma imagem e detetar as impressões simultaneamente é o material de fabricação do ecrã, a fibra ótica, capaz de mostrar imagens e scanear as impressões digitais.
A placa de fibra ótica mostra as impressões do usuário ao tocar a superfície: a crista das papilas do dedo em contacto com a superfície se vê escura e, em compensação, os sulcos e as partes do dedo que não estão em contacto com o ecrã são visualizados mais claros. O prato de fibra ótica difunde a luz transmitida pelo projetor e reflete a luz perfeitamente, o que produz o contraste requerido para a deteção das impressões.
Deixaremos de criar e memorizar palavras-passes
Fiberio é o primeiro sistema interativo de mesa que livra o usuário de precisar criar e memorizar palavras-passes.

O sistema reconhece como palavra-passe marcas realizadas num objeto.
Fiberio reconhece tanto o tato como os objetos “flutuantes”, isto é, tanto as impressões de nossos dedos como, por exemplo, as marcas realizadas num objeto (como na imagem acima, na qual se vê marcado um círculo num cubo que mede apenas 3 x 3 mm).
A placa de fibra ótica que utiliza Fiberio como ecrã é formada por milhares de diminutas fibras de vidro (de 6 micrómetros de diâmetro) e difunde toda a luz incidente. O facto da placa dispersar a luz em todas as direções é imprescindível para a projeção de qualquer coisa no ecrã tátil.
Aplicação em agências bancárias

Fiberio pode ser implementado como sistema de segurança em bancos.
O sistema fará possível que em agências bancárias, por exemplo, apenas os responsáveis das sucursais sejam capazes de aprovar operações que superem uma certa quantia, a limitar desta forma a autoridade dos demais funcionários à realização de transações por valores inferiores a essa cifra.