Assim se vê o nosso planeta de noite do espaço: uma visão sem precedentes
Conseguir a imagem global precisou 312 órbitas do satélite Suomi NPP ao redor da Terra
Neste mês de Dezembro a NASA nos surpreendeu ao publicar as imagens que nos trazem uma nova visão da Terra de noite. As fotografias demonstram a iluminação noturna de todas as localidades do planeta. Esta magnífica perspetiva global solicitou colocar em órbita o satélite Soumi NPP da NASA em 312 ocasiões ao redor da Terra durante nove dias, no passado mês de Abril, e outros 13 dias durante Outubro de 2012.
Conforme a explicação dada pela agência espacial na sua página web, muitos satélites estão equipados atualmente para observar a Terra durante o dia, quando nosso planeta está completamente iluminado pelo sol. No entanto, um novo sensor instalado no Suomi, cujo lançamento ocorreu no ano passado, possibilitou aos científicos a observação da atmosfera e da superfície terrestre durante a noite, com esta precisão e claridade.

Imagens extraídas da página web da NASA
O sensor empregado é suficientemente sensível para detetar inclusive a luz emitida por um barco no mar, além das auroras, incêndios florestais, o reflexo da lua e, obviamente, a luz artificial gerada pelas cidades. “Diferentemente dos seres humanos, a Terra nunca dorme” declarou Steve Miller, pesquisador do Instituto NOAA. “Pelos mesmos motivos que precisamos observar a Terra durante o dia, necessitamos observá-la de noite”.
Esta maravilhosa composição noturna do planeta foi possível graças à técnica das imagens livres de nuvens desenvolvida pelos científicos da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, em inglês) e da própria agência espacial. Para captá-las foi utilizado um radiógrafo de infravermelho visível capaz de detetar uma ampla gama de longitudes de onda.