- Terceira edição da Feira Google Science Fair
- Google convoca os jovens de todo o mundo a participar com seus projetos
Como afirma Peter Burke, historiador do conhecimento e pesquisador emérito da Universidade de Cambridge, a inovação só é possível quando pensada sem limites. Por este motivo, atualmente, muitas empresas e instituições já estão trabalhando com equipas multidisciplinares: com pessoas de culturas distintas e de diversos campos de conhecimento, capazes de questionar e superar o estabelecido sem trabalhar dentro das limitações de sua especialização. O próprio Burke afirma que dedica as manhãs para perguntar-se coisas que tenta responder pela tarde.
Os jovens, que ainda possuem a capacidade das crianças de formular perguntas sem restrições, são os protagonistas do concurso Google Science Fair voltado para estudantes de todo o mundo com idades entre 15 e 18 anos a contribuir com ideias que podem mudar o mundo.
Google inicia as inscrições, abertas até o próximo dia 30 de abril, pelo terceiro ano consecutivo e com a colaboração de CERN, Lego, National Geographic e da prestigiosa publicação Scientific American da editora Nature Publishing Group.
Neste link está disponível a informação completa sobre o concurso: bases de participação, conselhos, recursos para inspirar-se, formação dos avaliadores, diretrizes para experimentos, prémios, informação sobre as edições anteriores, etc.
Google também coloca à disposição material para os pais e os professores para ajudar os jovens a compreender o que significa o concurso, o que se espera deles e a pensar sobre o seu interesse pela ciência.
Queres surpreender-te?
Destacamos a ideia do vencedor do Grande Prémio 2012
Brittany tem apenas 17 anos, mas já está a contribuir a salvar vidas. Seu projeto para criar um aplicativo que detecte o câncer de mama é a prova de que nunca se é jovem demais para mudar o mundo.
Alguns projetos vencedores da edição anterior:
- Condicionamento de redes elétricas por reguladores de voltagem em série (Harine Ravichandran, finalista da categoria de 15 a 16 anos).
- Como melhorar a experiência musical de pessoas com deficiência auditiva através de som tátil multifrequência (Jonah Kohn, 14 anos).
- Agricultura vertical multinível para aumentar o rendimento das safras (Sumit Singh, 13 anos).
- Design e avaliação de um sistema de telemedicina compatível com o telemóvel (Catherine Wong, finalista da categoria de 15 a 16 anos).
- Casa de banho que economiza água: VacuFlush (Rohit Fenn, finalista da categoria de 15 a 16 anos).