O que é um grupo electrogéneo
Um grupo electrogéneo é uma máquina composta por um motor diesel de combustão interna que converte, através de um alternador, a energia mecânica em energia elétrica por meio de uma corrente alterna. Isto é, um grupo eletrogéneo é um gerador de energia elétrica.
Uma parte fundamental dos grupos eletrogéneos é o painel elétrico, composto por uma central de controlo e proteção que funciona como unidade inteligente da máquina: administra o seu funcionamento e nos fornece a informação sobre o motor, o alternador, a rede e a carga.
Tipos de grupos electrogéneos
Existe uma grande variedade de grupos electrogéneos. Uma primeira classificação é feita de acordo com a potência que são capazes de gerar. Estes são encontrados, por sua vez, em versão insonorizada e em versão aberta. Os do primeiro tipo são fabricados a possibilitar o seu uso em espaços ao ar livre; os do segundo, estão projetados para quando serão montados no interior de uma estância ou edifício.
Os grupos electrogéneos à prova de som devem estar preparados para suportar a intempérie e proporcionar o máximo isolamento acústico, o que evitará ruídos incómodos. Por estes motivos, é extremamente importante que o revestimento da máquina seja robusto e resistente.
As carroçarias de Inmesol marcam a diferença
Em INMESOL há 28 anos desenvolvemos carroçarias que levam em conta os seguintes requisitos: utilizamos um sistema de produção contínuo que trata a chapa (sempre de primeira qualidade) com operações de maquinagem que são realizadas com máquinas de controlo numérico. Deste modo, obtemos peças perfeitas em forma e dimensão, o que nos possibilita soldá-las com muita precisão a utilizar um robô de soldadura.
Todas as séries de peças que compõem as carroçarias de Inmesol são pintadas de forma independente, a incluir as superfícies de junção entre elas, para evitar posteriores oxidações. O processo é semelhante ao que utiliza a indústria automobilística. Além disso, todas as peças são submetidas a um rigoroso processo de limpeza e, após a sua secagem, são transladadas a uma cabina de pintura em pó para a sua polimerização ou cozedura no forno, a ser esta a última fase do processo.
As carroçarias Inmesol estão projetadas de maneira a necessitar pouco aparafusamento exterior. Esta característica, somada à de seus cantos arredondados, lhes proporciona uma alta robustez, o que permite-lhes alojar grupos electrogéneos com potências de 6 a 1000 kVA. Ao mesmo tempo, tanto o seu desenho como a lã de rocha que utilizamos como material de insonorização, fazem estas carroçarias serem as mais silenciosas que existem no mercado.