Há várias semanas, dois dos nossos peritos engenheiros, Hakan Ericsson e Antonio Mármol, deslocaram-se até Rabat (Marrocos) para lecionar um curso destinado a engenheiros e técnicos instaladores e de manutenção da ONCF (Oficina Nacional del Ferrocarril en Marruecos) e da empresa instaladora TER (Travaux Electriques et Réalisations).

Eng. Hakan Ericsson, engenheiro da INMESOL, dando resposta às perguntas dos técnicos da ONCF e da TER

Eng. Hakan Ericsson a mostrar as possibilidades das unidades de controlo DEEP SEA
No anterior post, informávamos sobre a adquisição de vários grupos geradores INMESOL, como parte dos investimentos destinados ao lançamento e realização de grandes projetos em infraestruturas que a ONCF está a desenvolver nas principais cidades de Marrocos.
Esta formação foi organizada para mostrar aos engenheiros e técnicos, quer os encarregues das instalações, quer os encarregues da manutenção destes grupos geradores, todas as possibilidades de utilização de acordo com a instalação onde foram colocados os equipamentos.
Todos os participantes no curso mostraram grande interesse e, além do temário previsto, foram respondidas todas a perguntas levantadas durante os dois dias que durou a formação.
Assuntos tão interessantes como:
- Programar a central de controlo DEEP SEA (limites dos settings e dos temporizadores) para se adaptar as eventuais flutuações da rede e das instalações.
- Grupos geradores que trabalham com baixa carga
- Utilização dos módulos de expansão.
- Diferentes proteções que gere a unidade de controlo Deep Sea.
- Descarregamento do “config-suite” do site de Deep Sea.
- Como utilizar a unidade de controlo Deep Sea para funções tipo:
- Bomba de trasfega
- Gestão da desconexão de cargas não essenciais
- Manipulação de cargas artificiais, para conseguir uma carga mínima

Eng. Hakan Ericsson responde algumas das perguntas da Eng. Meriam Mezian, Engenheira de Qualidade e Serviços da TER
Para garantir a compreensão, o conteúdo teórico explicado na aula aplicou-se de forma prática num grupo gerador de emergência.

Eng. Hakan Ericsson transmite a programação desde o computador à central de controlo do grupo gerador
Após dois dias de intensa atividade formativa, foram partilhados momentos de descontração num agradável almoço para festejar a produtividade do encontro.

Técnicos da ONCF e da TER