Sistema de identificação por ondas cerebrais

Imagem do iPhone 5, extraída da página web de Apple.
Há menos de um mês fizemos eco de um dos protótipos de sistemas de segurança mais inovadores, Fiberio, que utiliza as impressões digitais para identificar os proprietários dos dispositivos móveis. Tal sistema de reconhecimento por impressões digitais já está a ser implementado pelo setor. Há alguns dias Apple lançou no mercado o iPhone 5, um modelo que integra a tecnologia, neste caso desenvolvida por Authen Tec. (companhia que Apple comprou no ano passado).
Hoje a notícia nos leva ainda mais longe em termos de tecnologia. Um engenheiro eletrónico da Universidade japonesa de Tottori (Isao Nakanishi) e seus colegas desenvolveram um sistema antirroubo de carros que utiliza as ondas cerebrais para identificar se a pessoa que se dispõe a utilizar o veículo é seu proprietário.
O sistema mede os sinais elétricos do cérebro (EEG) da pessoa que entra no veículo e os compara com sinais previamente armazenados como sendo os do proprietário. Se os dados não coincidem, o carro se bloqueia.
Os investigadores destacam que o sistema também pode ser muito útil para prevenir roubos em veículos que transportam mercadorias valiosas e para os veículos de transporte público. Além disso, o protótipo do sistema já permite detetar se o condutor ficou adormecido ao volante ou se ingeriu bebidas alcoólicas.
A tecnologia despertou expectativas pelas suas possíveis aplicações: entre elas, novamente, como sistema de proteção para os dispositivos portáteis.

Imagem de Flickr. Autor: digitalbob8.