Inmesol junta-se à celebração
O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento anual criado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para promover entre os diferentes setores que compõe o tecido social a consciencialização sobre este tema e nossa responsabilidade pelas futuras gerações.
Este ano a celebração girará em torno da gestão dos recursos alimentares sob o lema “Pensar, comer, conservar. Diga não ao desperdício” que dá continuidade tanto ao Programa da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) “Poupar alimentos”, promovido pelos organizadores da feira comercial Messe Düsseldorf e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), como pelo Programa Desafio Fome Zero proposto pelo seu secretário geral, Ban Ki-moon, com o objetivo de que todos –em nossas casas e nas empresas- sejamos atores ativos na luta contra o desperdício de alimentos.
Alguns dados que fazem pensar
- Atualmente, a população mundial engloba a 7 mil milhões de habitantes. Um terço da produção global de alimentos é desperdiçada enquanto 870 milhões de pessoas sofrem de desnutrição, 20.000 crianças menores de cinco anos morrem diariamente de fome e uma pessoa de cada sete não cobre suas necessidades básicas de alimentação por falta de recursos económicos.
- O facto de que um terço da produção mundial de alimentos seja perdida em algum lugar entre o campo e o consumidor significa um custo ambiental desnecessário de energia, terras, fertilizantes e água.
- Se melhorássemos as instalações de armazenamento e a eficiência das cadeias de distribuição dos países em desenvolvimento, reduziríamos o desperdício atual de alimentos existente.
- A perfeição estética dos alimentos imposta como exigência entre muitos consumidores dos países desenvolvidos tem consequências nefastas para os agricultores.
- No mundo desenvolvido, os lares, lojas de alimentação, supermercados e restaurantes descartam enormes quantidades de alimentos que terminam nos aterros e emitem gás metano, um potente gás de efeito estufa.
Diminui tua pegada alimentar
Todos podemos contribuir individualmente para um futuro mais sustentável e equitativo
Os Embaixadores da Boa Vontade Gisele Bündchen e Don Cheadle lançam uma mensagem a todos nós através deste vídeo criado especialmente para chamar nossa atenção para o Dia Mundial do Meio Ambiente (em inglês).
Nossas decisões pessoais e coletivas têm uma grande influência nos desequilíbrios que ocorrem na sociedade e no impacto meio ambiental. Por esse motivo, para contribuir na mudança do panorama atual e reduzir o desperdício massivo de alimentos, poupar dinheiro e minimizar o impacto da produção, o primeiro passo consiste em estar bem informados. O segundo, é tomar medidas como:
- Apoiar o comércio justo.
- Racionalizar as datas de vencimento e outros sistemas de etiquetagem.
- Comprar racionalmente, a limitar-nos ao que necessitamos.
- Aproveitar a comida excedente e as sobras em nossas casas.
- Utilizar a tecnologia disponível para reduzir a quantidade de alimentos que, após a colheita, são descartados antes de chegar aos mercados.
Vídeo de Zero Waste S.A. a explicar como os setores de hotelaria e restauração podem poupar dinheiro e contribuir a um mundo mais sustentável a ser mais eficientes na gestão dos recursos (em inglês).
A proteção meio ambiental, uma campanha diária
Cada gesto conta e, quando as ações se multiplicam, o impacto torna-se exponencial
O impacto meio ambiental de nossos atos tem consequências em grande escala: escassez de água, desertificação, ameaças sociais e económicas, etc. Para paliá-las, é vital que cada um de nós faça um esforço diário em casa, nos bares, nos restaurantes e nas empresas. E que os governos demonstrem seu envolvimento a tomar decisões políticas claras sobre estas questões.
Inmesol, uma empresa comprometida com o meio ambiente
Na Inmesol somos conscientes de que podemos contribuir ao cuidado do meio ambiente, ao tomar decisões empresariais que têm um impacto positivo. Por esta razão, temos implantado um Sistema de Gestão Ambiental que nos levou a merecer a certificação ISO 14001.
A equipa de engenheiros do departamento de I+D de Inmesol trabalha a ter em conta os fatores que determinam que nossas máquinas “respeitem” o meio onde serão instaladas, assim como as pessoas que as manipularão.
O modelo de nosso grupo eletrogéneo com sistema híbrido está pensado para reduzir significativamente o consumo de combustível, assim como as torres de iluminação com lâmpadas led. Além disso, nossas carroçarias insonorizadas, consideradas entre as melhores do mundo, são um exemplo claro de como é possível diminuir a contaminação acústica ao minimizar as emissões de som.
Mongólia, país anfitrião do Dia Mundial do Meio Ambiente 2013
Atualmente, Mongólia é uma das economias que apresenta maior crescimento. Seu presidente, Tsakhia Elbegdorj, foi nomeado no ano passado Campeão da Terra do PNUMA, um reconhecimento que é outorgado aos líderes que implantam políticas de meio ambiente de impacto positivo.
O país está a tomar medidas para realizar uma transição para uma economia verde: suspendeu as licenças para explorar novas zonas de minas, apostou pelas energias renováveis, aprovou leis para reduzir a contaminação do ar e a consciencialização dos jovens, além de ter pedido a ajuda de especialistas internacionais para obter a assessoria adequada em relação às futuras ações a serem implementadas.