Mais de 300 000 lares foram afetados por um corte de energia.
Várias centenas de grupos electrogéneos INMESOL proporcionam serviços em todo o Chile. A maior parte deste equipamento opera em modo de emergência e garante o fornecimento de energia em caso de falha de rede, assim como aconteceu no passado sábado após a maior nevasca alguma vez reportada que afetou as zonas superiores na cidade de Santiago.

Grupo electrogéneo de emergência IK-033 nas traseiras de uma farmácia de Santiago do Chile
As nevascas em Santiago do Chile são invulgares. No entanto, devido a uma onda de frio ocorrida no fim de semana passado, mais propriamente durante as primeiras horas de sábado, dia 15, ocorreu uma nevasca tão intensa que causou a queda de cabos elétricos, queda de árvores, engarrafamentos e alguns acidentes rodoviários em toda a cidade.

Cidade de Santiago coberta de neve. – Imagem: EPA

Muitas árvores não aguentaram o peso da neve. – Imagem: EPA
Muitas empresas e lares foram fornecidos por estes grupos electrogéneos de emergência e quase não se aperceberam das consequências das linhas elétricas caídas e da falha de fornecimento elétrico resultante, tão necessária em situações em que as temperaturas são extremamente baixas (até agora, este foi o fim de semana mais frio em todo o país).

Crédito das fotos: Mira Kemppainen