A Áustria é um país rico em recursos hídricos e utiliza sistemas de distribuição da água com a tecnologia mais moderna do mercado.

Fotografia de Paul Gilmore. Piburger See, Áustria
Apesar de o relevo do país ser fundamentalmente montanhoso devido à extensão ocupada pelos Alpes orientais, os estados de Viena, Baixa Áustria e Burgenland são praticamente planos.
A ausência de elevações naturais de terreno cria a necessidade de construir torres de água para armazenar grandes quantidades desta a uma altura suficiente para pressurizar os sistemas de distribuição.

Fotografia de Igor Ovsyannykov. Torre de água gigante
Estes gigantescos depósitos de água mantêm uma pressão constante nos sistemas de distribuição, tanto para fins de consumo doméstico (água potável), como de consumo industrial ou mesmo para armazenar água de emergência destinada à proteção contra incêndios (água não potável).
Sendo depósitos elevados, as torres podem fornecer água mesmo durante os cortes de alimentação elétrica, uma vez que dispõem de energia potencial produzida pela elevação da água que se utiliza para empurrá-la pelos sistemas de distribuição, quer domésticos, quer industriais. No entanto, o fornecimento não pode durar muito tempo sem energia, uma vez que normalmente é necessária uma bomba para reencher a torre.
A torre também serve como depósito que ajuda a fornecer água durante os tempos de pico de uso, que costumam ser as horas do dia. O nível de água na torre decai geralmente durante essas horas de pico, e depois uma bomba restabelece-o durante a noite.
Por esta razão, torna-se necessário o uso de um grupo electrogéneo de emergência que garanta o fornecimento de energia elétrica às bombas que reenchem a torre de água.
Recentemente, foi instalado um grupo electrogéneo modelo II-066 numa torre de água situada na Baixa Áustria.

Grupo electrogéneo INMESOL modelo II-066 a chegar para ser instalado junto à Torre de Água
O nível de consciência relativamente aos cuidados com o Meio-Ambiente que caracteriza esta região reflete-se na escolha do grupo electrogéneo selecionado para esta aplicação;
- Grupo electrogéneo com alto nível de insonorização e um silencioso adicional que reduzem consideravelmente as emissões sonoras.
- Motor STAGE 3A, que garante um impacto ambiental mínimo por emissões de gases.
- Quadro de sincronismo paralelo com a rede, de modo que, quando esta é reposta após uma avaria, não se verifica nenhum corte de alimentação entre o grupo electrogéneo e a rede elétrica.