Engenheiro de suporte técnico em Deep Sea Electronics PLC
Mark Graham é engenheiro da empresa que desenvolve as unidades de controlo para os grupos eletrogéneos Inmesol, Deep Sea Electronics PLC. Aproveitamos sua visita aos nossos escritórios para perguntar-lhe sobre os últimos avanços tecnológicos em que estão a trabalhar atualmente e as novidades que poderão oferecer-nos em curto e médio prazo.

Mark Graham durante sua visita à sede da Inmesol
No que está a trabalhar Deep Sea para melhorar os quadros de controlo utilizados atualmente por Inmesol?
Estamos a arrematar três projetos muito interessantes neste sentido. Até então, o programa de configuração dos quadros, Configuration Suite, estava apenas disponível em inglês. Sabíamos que existia uma grande demanda de que estivesse disponível em outros idiomas e por isso estamos a terminar a sua tradução para em breve oferecê-lo em várias línguas.
O segundo dos projetos está relacionado com o sistema de comunicação avançado DSEWebNet. Desenvolvemos, além do dispositivo DSE 890 com transmissão de dados através de Ethernet ou GSM 3G, a versão DSE 891 (com conexão exclusivamente Ethernet) e a versão DSE 892, que é utilizada para conectar ao módulo DSE com o sistema SNMP (Simple Network Management Protocol).
Até o momento, a única unidade compatível com o dispositivo DSE 890 do sistema era a unidade de controlo DSE 7320. O que fizemos é proporcionar à outros quadros -como o DSE 6020 e todos os quadros da série 8000- a capacidade necessária para ser compatíveis com os dispositivos 890, 891 e 892 e de comunicarem-se com eles.
Por último, duplicamos a possibilidade de programação livre do PLC para a série de sincronização 8000 e o quadro DSE 7320. Desta maneira, muitas outras funções lógicas poderão ser definidas, assim como o controlo de sistemas auxiliares que formam parte de algumas instalações, como as bombas de trasfego, os sistemas de ventilação, etc.

Nossa equipa de engenheiros na reunião de trabalho com Mark Graham
Que novidades nos brindará Deep Sea em curto prazo?
Temos previsto apresentar proximamente “a irmã maior” da série 8600: a 8800, que aumentará ainda mais as utilidades das unidades de controlo desta completa série de sincronização.
E é um grande prazer para mim adiantar que já está disponível a nova série 4000, da que é preciso destacar tanto seu design compacto como seu generoso display, pensado para facilitar a leitura e a compreensão da informação mostrada. Esta série é ainda por cima extremamente versátil: possibilita, no mesmo formato, aplicações industriais e de emergência, o que a torna ideal para a fabricação em série.