A terceira convenção sobre grupos geradores e a hibridização desses sistemas com energia renovável aconteceu em Madrid, em 21 de Abril.

A Inmesol foi uma das patrocinadoras desse importante evento organizado pela Energética XXI
Os principais fabricantes de geradores de electricidade, componentes e sistemas de controle se reuniram nesse encontro. Eles discutiram sobre o crescimento de instalações eléctricas baseadas em geração híbrida de grupos geradores com energia solar fotovoltaica na Espanha. A economia de energia produzida pela combinação de duas fontes fazem desta a melhor alternativa para sectores como agricultura e telecomunicações.

Participantes nas conferências do programa
O dia começou com uma conferência sobre os requerimentos e experiências de uma grande empresa no ramo das Telecomunicações, que é uma usuária regular de grupos geradores: a Telefônica.
Três cenários foram discutidos:
- Centros de dados.
- Situações de emergência.
- Locais onde não há rede eléctrica.
Para instalações de telecomunicações onde não há alimentação por electricidade, alguns dos problemas encontrados quando geradores eléctricos são a única opção foram discutidos:
- Que eles estão trabalhando 24 horas por dia.
- Trabalho de manutenção é difícil devido a problemas do acesso as instalações, o tempo, etc.
- Vandalismo.
Para esses tipos de instalação, a melhor solução é usar um sistema híbrido apropriado.
A INMESOL tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas híbridos que cumprem com os requerimentos e necessidades das empresas de Telecomunicação, como a Telefônica, por muitos anos.