Estação de bombeamento na Estação de tratamento de esgoto Porirua
Um grupo electrogéneo INMESOL, modelo IT-1115, tem servido a estação de bombeamento de esgoto da estação de tratamento administrada pelo conselho de Porirua, na Nova Zelândia, há vários meses.

Grupo electrogéneo modelo IT-1115 instalado na estação de bombeamento
Este grupo electrogéneo da gama pesada, com potência de 1110 KVA LTP, opera em modo de emergência e garante a alimentação em caso de falha da rede, impedindo a interrupção do bombeamento e o impacto ambiental causado pelo possível transbordamento de esgoto na estação em caso de queda de energia.
O grupo electrogéneo está configurado em modo emergência com a rede principal, fornecendo energia para três bombas de 290 kW, com 1200 l/s de capacidade de bombeamento, conectadas à estação de tratamento, onde há um segundo grupo electrogéneo instalado com os mesmos recursos, também em modo de emergência.

Grupo electrogéneo modelo IT-1115 sendo instalado na estação de bombeamento
Todo sistema de purificação de água residual tem três componentes essenciais:
- Coleta de esgoto e transporte da água coletada para a estação de tratamento.
- Tratamento da água em si.
- Eliminação dos produtos resultantes.

Instalações da estação de tratamento de águas residuais de Porirua. Imagem tirada do site do Conselho de Porirua
A coleta e o transporte das águas residuais são realizados através de uma complexa rede de encanamentos e sistemas de coleta, iniciando nas residências ou locais geradores de águas residuais (sistema de esgoto, coletores…) e terminando nas estações de bombeamento e suas usinas de tratamento. Essas estações de bombeamento geralmente se localizam nas áreas menos elevadas das cidades, pois, devido gravidade, todos os cursos d’água terminarão lá. Essas águas residuais são comummente bombeadas para áreas mais elevadas, onde serão tratadas ou eliminadas durante o estágio final de purificação.
O processo de tratamento possui diferentes estágios, dependendo do tipo de estação, do nível de purificação pretendido e das condições ambientais específicas da área onde a água purificada será despejada.
O principal objetivo de uma estação de tratamento de águas residuais é devolver a água para o ambente com o nível mínimo de poluição, mas, se a estação tiver os processos adequados à disposição, é possível obter fertilizantes para o sector agrícola por meio da desidratação do lodo envolvido no processo.

INFOGRÁFICO ou fluxo típico de uma estação de tratamento de águas residuais
O tratamento eficiente de águas residuais possibilita o retorno do líquido ao ambiente natural e reduz o impacto e a poluição causados pelo consumo de água, tanto em nível doméstico como industrial, para a geração de fertilizantes agrícolas e até de eletricidade.