Para a construção da plataforma de lançamento do foguete Ariane 6.
Foi recentemente instalado um grupo electrogéneo INMESOL modelo IV-440 na central de betão para a construção da nova plataforma de lançamento do Ariane 6, localizada no Centro Espacial da Guiana, em Kourou, Guiana francesa.

Grupo electrogéneo de 440 kVA LTP na central de betão localizada no Centro Espacial da Guiana
Trata-se de um potente grupo electrogéneo em emergência que assegura o fornecimento de energia em caso de falha da rede e evita uma possível interrupção nos trabalhos de construção da nova plataforma de onde será lançado o foguete espacial europeu Ariane 6. Está previsto que este primeiro lançamento se realize em 2020.
O lançador espacial Ariane 6, desenvolvido pela Agência Espacial Europeia (ESA), está a ser fabricado em Paris e daí será deslocado de barco até ao Centro Espacial Europeu de Kourou. Quando for concluída a sua construção, tornar-se-á o mais novo membro da família de veículos de lançamento Ariane. O seu desenho final foi selecionado na reunião da ESA ao nível ministerial em dezembro de 2014.

Infografia do desenho do Ariane 6
Para este novo projeto, pretende-se que o Ariane 6 proporcione um acesso garantido ao espaço para a Europa a um preço mais competitivo que o dos seus antecessores. Para isso, foi reduzido a metade o custo do lançamento, e a tecnologia dos fiáveis motores do Ariane 5 foi reutilizada na sua construção.
Com uma extensão de 850 km2, o Centro Espacial Europeu de Kourou ou Centro Espacial da Guiana é o centro utilizado pela Agência Espacial Europeia para o lançamento dos seus foguetes espaciais.

Centro Espacial Europeu de Kourou ou Centro Espacial da Guiana
A sua localização, a 500 km do Equador e a uma latitude de 5º 3’, tornam-no um enclave ótimo para este tipo de operações, uma vez que, quando a trajetória está dirigida para leste, a rotação da terra imprime grande velocidade inercial ao foguete, pelo que a colocação em órbita requer menos combustível do que se o lançamento fosse feito de outros pontos.

Mapa da localização do centro Espacial Europeu de Kourou ou Centro Espacial da Guiana
O centro tem quatro plataformas de lançamento:
- Zona de Lançamento Vega (B): anteriormente conhecida como ELA-1, foi a primeira plataforma de lançamento do foguete Ariane (usada para os modelos Ariane 1, Ariane 2 e Ariane 3, desmantelada em 1989).
A plataforma está a ser adaptada para uso com os lançadores Vega.
- ZL2 (C): Anteriormente conhecida como ELA-2, foi usada para lançar o Ariane 4 até (Desmantelada em 2011).
- Zona de Lançamento Ariane (D): anteriormente conhecida como ELA-3, atualmente continua ativa para o Ariane 5.
- Zona de Lançamento Soyuz (F): também conhecida como ELS (Ensemble de Lancement Soyouz). Esta instalação é usada para os lançamentos de foguetes Soyuz-ST, de fabrico russo, desde outubro de 2011.

Mapa de localização das torres de lançamento. Imagem: Wikipedia