A sociedade atual maneja uma enorme quantidade de informação. Para as empresas, instituições e organismos públicos resulta de vital importância preservar os dados que acumulam e processam constantemente. Os centros de dados são lugares onde toda esta informação é armazenada de forma segura, já que a infraestrutura e localização destas salas, quando cumprem todos os requisitos, garantem um serviço continuado (24 x 7) e a totalidade física tanto das redes de telecomunicações como dos servidores que albergam a informação.
Galeria de imagens do centro de dados da empresa Infomaniak na Suíça
Medidas de segurança levadas em consideração na construção de um centro de dados
Na hora de projetar um centro de dados é preciso ter em conta vários fatores. Entre os mais importantes, cabe destacar:
- Escolher uma localização próxima às linhas de redes e conexões elétricas, centrais de telecomunicações, etc.
- Que a zona não apresente riscos de inundações, terremotos, incêndios, etc.
- Proteger as infraestruturas contra o risco de incêndios e inundações.
- Dotar as instalações de um bom sistema de refrigeração controlada e de alarmes que mantenham os equipamentos à temperatura adequada.
Os grupos electrogéneos garantem o abastecimento elétrico em caso de emergência
A partir do momento em que o centro de dados começa a estar operativo, é necessário assegurar o fornecimento contínuo de energia elétrica em suas instalações. De outro modo, a informação de centenas de milhares de empresas e organismos clientes estaria em perigo. Por este motivo, os ‘data centers’ contam com grupos electrogéneos em reserva que entram em funcionamento em caso de falhas na rede elétrica.
A Inmesol é especializada na fabricação de grupos electrogéneos para este tipo de instalações, como os que utiliza a empresa Infomaniak no seu centro de dados na Suíça.

O centro de dados da empresa Infomaniak na Suíça utiliza grupos electrogéneos da Inmesol

Grupos em reserva da Inmesol na cobertura do edifício do centro de dados de Infomaniak