Há algumas semanas, dedicamos um artigo ao software que possibilita controlar a distância grupos electrogéneos desde qualquer dispositivo móvel: a aplicação DSEWebNet (ler artigo Monitore e controle à distância seus grupos electrogéneos com a aplicação DSE). Hoje vamos explicar como funciona o hardware que mencionamos no artigo anterior (ler artigo Inovador sistema de controlo remoto), o DSE890, e a globalidade do sistema. Para entender qual é a sua função, vejamos primeiramente duas situações típicas que poderiam ocorrer em qualquer empresa.
Situação 1. O cliente controla seus grupos electrogéneos à distancia
Como responsável da manutenção de um grupo electrogéneo ou de uma frota de grupos instalados numa localização, o cliente quer ter acesso remoto a eles desde outra localização geográfica. Ou então, numa única localização, quer ter acesso remoto a uma frota de grupos instalada em diversas instalações.
Situação 2. Inmesol lhe oferece assistência técnica à distancia
Como responsável da manutenção de um grupo electrogéneo ou de uma frota de grupos, o cliente tem dúvidas ou problemas em relação ao funcionamento dos mesmos e necessita assistência técnica à distancia. Neste caso, os técnicos de Inmesol podem aceder (sempre que o cliente forneça suas chaves privadas) à informação dos equipamentos armazenada na nuvem para ajudá-lo a resolver qualquer dúvida ou falha.
Em qualquer um dos casos acima, o sistema de controlo remoto permite visualizar a informação monitorizada (nível do combustível, estado dos filtros, etc.) e interagir com o painel de controlo dos grupos electrogéneos para efetuar comandos em tempo real; isto é, realizar qualquer tipo de comprovação ou prova, programar e reprogramar alarmes e notificações, e controlar os equipamentos como se estivesse diante de seu painel de controlo físico; o que significa uma grande poupança em profissionais técnicos e em custos de deslocamento (com a conseguinte redução de emissões à atmosfera).
Funcionamento global do sistema
Todos os grupos electrogéneos existentes no mercado devem ter incorporados uma central ou painel de controlo do equipamento. Esta central precisa ser compatível com o hardware e o software deste sistema de controlo remoto (nem sempre isso ocorre). No caso da Inmesol, todos os grupos possuem centrais compatíveis (DSE), salvo o modelo 3110.
O primeiro passo consiste em realizar a ligação entre a central de controlo do grupo e o hardware DSE890, em cuja memória interna se armazenará a informação dos grupos. Posteriormente, é feita a ligação entre o hardware e o server ou nuvem, lugar ao que se transmite tal informação. Para aceder à informação, instalaremos a aplicação (software DSEWebNet) no nosso dispositivo móvel com o prévio download do software (o DSEWebNet está disponível tanto para dispositivos Apple como para dispositivos Android). O gráfico abaixo mostra o sistema completo.
A continuação mostramos as compatibilidades requeridas e os diversos sistemas de ligação existentes em cada caso, em função de referir-se ao controlo remoto de apenas um equipamento ou de uma frota completa de grupos electrogéneos.
Compatibilidade das centrais de controlo DSE com o hardware DSE890
A INMESOL utiliza painéis de controlo DSE (DSE 60xx, DSE 73xx y DSE 86xx) , além de painéis dos tipos de ATS que aparecem na tabela de compatibilidade abaixo:
Como é feita a ligação entre o painel do grupo electrogéneo e o hardware?
O sistema para conectar o painel ao hardware variará segundo o número de grupos electrogéneos a controlar, ou seja, de apenas um grupo electrogéneo ou de vários (com um painel ou mais). Para cada caso apresentamos duas opções.
Ligação através de cabos USB e RSS para o controlo de uma única central:
Para o controlo de apenas um painel, podemos realizar a ligação com o hardware a utilizar um cabo USB ou cabos RS232 e RS485.
Ligação através de um porto RS485 para o controlo de múltiplos painéis:
Para o controlo de múltiplos painéis, utilizaremos um porto RS485 com um cabo de 120 Ω de resistência.
Ligação através de Ethernet para o controlo de um único painel:
Neste caso, utilizaremos um cabo de rede.
Ligação através de um router para o controlo de múltiplos painéis:
Neste caso, utilizaremos um cabo padrão para Ethernet com conetores RJ45.
Como é feita a ligação do hardware à nuvem?
A ligação entre o hardware (DSE890) e a nuvem pode ser feita via Ethernet ou GPRS, como ilustrado no gráfico abaixo.
O esquema básico do sistema de ligação é o seguinte:
Como pode ser observado no gráfico acima, a ligação entre o painel de controlo do equipamento e o hardware pode ser feita tanto por USB, Ethernet, RS232 ou RS485, e a ligação ao server pode ser feita via Ethernet ou GPRS.
Uma vez estabelecidas as ligações e descarregada a aplicação do software no computador, tablet e/ou telemóvel do cliente, ele poderá aceder diretamente com tais dispositivos à nuvem para visualizar todos os dados correspondentes à monitorização dos grupos, assim como para realizar as ações de manutenção e de controlo comentadas anteriormente.
Com o sistema de controlo remoto DSE, o que até então era um projeto de futuro, pendente de ser desenvolvido, já é uma realidade que facilitará lidar com a segurança dos grupos electrogéneos de sua empresa e também o trabalho de sua equipa técnica, a poupar tempo e recursos económicos. Para qualquer dúvida ou para ampliar essa informação, entre em contacto com nosso serviço técnico.