As instalações de Inmesol foram transformadas, na semana passada, numa aula de práticas para 32 alunos do Colégio San José, um centro bilingue privado com financiamento público que encontra-se na localidade de Espinardo (Múrcia, Espanha).
Os estudantes, alunos do último ciclo do Ensino Básico Obrigatório e do segundo ciclo de ensino científico-humanístico em Ciências Sociais, vieram acompanhados de seu professor de Economia, Ángel Vallelado, e de sua professora de Geografia, Laura Ruiz.
Todos os jovens estão a cursar atualmente disciplinas relacionadas às empresas. Portanto, o objetivo de sua estadia entre nós consistia em experimentar na prática e numa empresa real a aplicação prática dos contidos teóricos que estudam no seu centro: os de ensino básico obrigatório, as diferentes áreas que envolvem a direção de empresas; os de científico-humanístico, administração e gestão de empresas. Estes últimos, ademais, participam no projeto Empresa Jovem Europeia e criaram uma cooperativa escolar, a fornecer capital social, sendo que por isso necessitavam aprender, por exemplo, a redigir estatutos e a trabalhar com outras cooperativas associadas; uma localizada em Astúrias e outra no Equador.
A criatividade na empresa, um valor que quisemos transmitir-lhes
Dedicámos a primeira parte do dia a realizar uma apresentação sobre a nossa empresa e a destacar a importância da criatividade em qualquer setor empresarial.
José Luis Solano, assistente de gerência da Inmesol e chefe de Produção do departamento de I&D+i, explicou-lhes a nossa história e evolução como empresa familiar, nossa política e filosofia, assim como o papel chave que a exportação está a desempenhar na nossa estratégia empresarial na atual situação de crise. Igualmente, animou os jovens a terem uma mentalidade aberta e a permitirem-se considerar ideias inovadoras, já que o desenvolvimento da criatividade é um fator fundamental na hora de ser competitivo e fazer uma empresa crescer com força de vontade e confiança; sobretudo quando o cenário económico não é favorável.
Posteriormente, Jose Galarzo, gestor de Qualidade de Inmesol, explicou-lhes os tipos de organogramas que dispomos, as funções de cada departamento, os diversos produtos que desenvolvemos e fabricamos e suas diversas aplicações.
Visita guiada pelas áreas de produção
Durante a segunda parte do dia percorremos as diferentes secções de produção. O engenheiro Hakan Ericsson explicava à todos, in situ, o modo de fabricação dos grupos eletrogéneos, das torres de iluminação e a função dos operários em cada fase do processo produtivo. Os estudantes demonstraram um especial interesse pelo robô de dobra e de soldadura e também pela máquina de corte por água; máquinas que a maioria não havia nunca visto, outros apenas em vídeos. Igualmente manifestaram entusiasmo ao chegar secção de Envios, ao ver os diferentes destinos internacionais que apareciam nas etiquetas dos grupos eletrogéneos preparados para ser enviados a Leipzig (Alemanha), Odense (Dinamarca) ou, por exemplo, Santiago do Chile.
Para todos nós foi muito gratificante conseguir despertar o interesse destes jovens de nossa região, constatar o seu empenho em aprender e a sua curiosidade, e contagiá-los com os valores que acreditamos, como a força de vontade e o entusiasmo.