Na Inmesol melhorámos e aumentámos as funções de controlo dos grupos electrogéneos, que até então eram manejados com o modelo de unidade de controlo DSE6020, a substitui-lo pelo novo modelo DSE6020 MKII de quadros de controlo. A nova unidade foi desenvolvida pela empresa Deep Sea Electronics de acordo com as necessidades dos técnicos que estão a cargo da manutenção dos grupos, seus requerimentos e expectativas.
A DSE 6020 MKII melhora a visualização e usabilidade do painel frontal e inclui novas funções de controlo significativas para a proteção do motor e a vigilância automática das anomalias que poderiam ocorrer relacionadas à corrente, voltagem, frequência, velocidade, pressão e nível do óleo, estado do motor, nível do combustível e do líquido refrigerante, etc. Além disso, o módulo é de fácil configuração, através do software PC DSE Configuration Suite.
Com o objetivo de facilitar a leitura do display e a navegação, a unidade de controlo DSE 6020 MKII contou com um aumento do tamanho do ecrã, dos símbolos e dos textos, assim como a possibilidade adicional de navegar pelo menu ao avançar ou retroceder mediante os botões com setas que foram integrados à esquerda do painel. Quanto às funções de controlo, a DSE6020 MKII apresenta os seguintes avanços:
Funções de programação e alarme
- Foram adicionadas outras três entradas digitais para ampliar a informação sobre o estado do motor e programar ordens: configurar alarmes para a temperatura e nível do óleo, para o nível do líquido refrigerante, para bloquear o equipamento quando se apresentem determinados parâmetros, etc.
- Foi incorporado um avançado sistema de medida que controla a instalação do combustível, tanto se for própria como se for auxiliar (o depósito é de alta capacidade), assim como a instalação da bomba de trasfego.
- Foram integrados botões ao painel frontal que permitem controlar as mudanças na ligação entre a rede e o grupo.
- Foi agregado um sistema de alarme de controlo para a manutenção de todos os filtros do motor: filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível.
- Foi ampliado o número de registos de eventos de 5 a 50. Todos os alarmes e avisos ficam registados e datados: quando a bateria conectou ou desconectou-se, quando ocorreu uma falha na rede e quando o abastecimento restabeleceu-se novamente; os alarmes relacionados com a ECU (Unidade de Controlo Eletrónico), etc.
- Foram incrementadas as funções do relógio programador: a nova unidade de controlo permite programar alarmes e relatórios diferentes para diversos dias da semana e para cada semana de um mês.
No mês de setembro passado começámos a instalar a DSE6020 MKII nos novos grupos electrogéneos fabricados sem que o facto de haver uma mudança na unidade de controlo repercuta no seu preço final. Para mais informações, não deixem de consultar a ficha técnica da DSE6020 MKII ou de entrar em contacto com o departamento técnico de Inmesol.