Inmesol, uma empresa comprometida com o meio ambiente
Os grupos electrogéneos Inmesol sempre foram ecológicos, não só porque estejam pintados de verde; estamos constantemente trabalhando para torná-los mais ‘eco-friendly’.
É facto que a fabricação, o transporte e a própria atividade de muitos dos produtos que existem no mercado geram emissões de gases à atmosfera. A Inmesol sempre priorizou que nossos grupos electrogéneos fossem respeitosos com o meio ambiente, e seguimos a trabalhar constantemente para reduzir as emissões durante o processo de sua fabricação, transporte e fase operativa.
Redução de emissões de gases durante a fase operativa dos grupos electrogéneos
Emitir gases à atmosfera durante a fase operativa de um grupo eletrogéneo, quando está a funcionar, a produzir eletricidade, depende fundamentalmente do motor que tenha integrado. Para minimizá-las durante esta etapa, Inmesol oferece ao mercado uma ampla gama de grupos electrogéneos com os motores mais modernos em baixas emissões. Além disso, montamos os alternadores com a máxima eficiência possível para reduzir ainda mais a emissão quando os grupos estão a funcionar.
Redução de emissões durante a fabricação
Ainda que num princípio possa parecer estranho que as emissões relacionadas à fabricação e o transporte de um grupo electrogéneo possam ter uma relevância significativa com relação às emissões totais produzidas em seu ciclo de vida completo, a realidade é que a maior parte dos grupos electrogéneos que fabricamos são equipamentos de emergência que unicamente entram em serviço durante as revisões regulares que são levadas a cabo para sua correta manutenção e quando estão em marcha para proporcionar abastecimento elétrico a causa de uma falho na rede, o que supõe ao redor de 600-1000 horas, como muito, de horas ativas por grupo eletrogéneo.
À parte do motor e dos alternadores (dos que já falamos anteriormente), há outros componentes com os que, por ser de fabricação própria, podemos contribuir a que nossos equipamentos sejam ‘eco-friendly’, como os chassis e as carroçarias. A Inmesol fabrica estas peças com chapa decapada. Igualmente, fazemos um grande esforço de design que nos permite trabalhar com lâminas de metal pré-cortadas, o que reduz em grande medida os transportes desde a fábrica e os resíduos a reciclar. Por outro lado, mecanizamos as chapas mediante perfuração e dobradura das lâminas de aço em perfis a otimizar a soldadura mediante robôs. E como na linha de montagem a maior parte do trabalho é realizado manualmente, também conseguimos diminuir notavelmente as emissões de gases à atmosfera nesta fase de produção dos grupos eletrogéneos.

Transporte de chapas de aço às quais se submete ao processo de perfuração.

À esquerda, robô de soldadura; à direita, robô de dobradura de chapa.
Redução de emissões durante o processo de pintura
A planta de pintura Inmesol foi projetada para ser, energeticamente, muito eficiente: controlamos minuciosamente as emissões de gases e a perda de calor durante o processo de limpeza e aplicação da pintura: utilizamos um sistema de recobrimento com pó que reduz o impacto ambiental durante a secagem de diluições e líquidos; um processo muito eficaz que, no entanto, precisa ser muito bem controlado para evitar consumir uma grande quantidade de energia, o que produziria emissões.

Peças de carroçarias Inmesol durante o processo de pintado.
Redução de emissões durante o processo de prova de carga
As provas finais que realizamos para testar os grupos electrogéneos causam emissões, já que é preciso fazê-las com os equipamentos em funcionamento, e incluso em condições de sobrecarga. Atualmente, estamos a levar a cabo estudos para tentar reciclar a energia elétrica produzida durante as provas, porém, como não se permite uma reinjeção desta à rede elétrica, é complicado resolver o problema de maneira eficiente. Não obstante, a Inmesol contempla como solução possíveis sistemas de cogeração.
Redução de emissões durante o armazenamento e transporte
A Inmesol exporta grupos electrogéneos a todo o mundo, razão pela qual constantemente otimizamos seu design, com o objetivo de aproveitar do modo mais eficaz possível o espaço nos camiões e contentores. Estas melhorias reduzem os custos de transporte e ainda podem reduzir até 25 % das emissões dos camiões (segundo pesquisas realizadas por SCANIA). Do mesmo modo, dedicamos um grande esforço no design de caixas, palets, etc., para o correto envio dos produtos a ter em conta a capacidade de carga de camiões e contentores.

Infografia sobre como otimizamos a capacidade de carga dos contentores de grupos electrogéneos Inmesol.