1.800 empresas a expor: entre elas, Microsoft, IBM, Sony, Samsung, LG e Google
O congresso gera para a cidade 356 milhões de euros
O fundador de Facebook será um dos conferencistas em destaque
Está prevista a presença de 75.000 pessoas
Entre os dias 24 e 27 de fevereiro acontece em Barcelona (Espanha) o Mobile World Congress (MWC), o encontro mais importante do setor de comunicações sem fios portáteis.
Nesta nona edição, participarão mais de 1.800 empresas como expositores. Como a cada ano, o congresso será o ambiente de encontro dos líderes da indústria com os representantes de outros segmentos do setor TIC e de desenvolvedores, onde se produz a maior concentração de apresentações das maiores inovações e avanços em telemóveis.
O fundador de Facebook será o conferencista em destaque do WMC
Num espaço de 98.000 metros quadrados do recinto da Fira de Barcelona em L’Hospitalet de Llobregat, ocorrerá a concentração de engenheiros, cientistas, investidores e altos cargos de direção. Durante o congresso, serão celebradas 44 sessões nas que participarão os líderes das principais companhias do universo móvel, como AT&T, IBM, Isis, Raspberry Pi Foundation e Viacom.
Entre os 240 palestrantes previstos, há uma grande expectativa para a conferência da presidente de IBM, Virginia Rometty; do conselheiro representante de Whatsapp, Jan Koum, e do fundador e presidente de Facebook, Mark Zuckerberg. Além disso, já confirmaram sua assistência 80 ministros e chefes de Estado.
As conferências de maior relevância serão emitidas ao vivo pela Internet
A organização comunicou numa nota de imprensa que as conferências mais destacadas do Mobile World Congress serão emitidas ao vivo pela Internet para os visitantes do recinto e para os internautas através do portal Mobile World Live.
Programa das conferências mais esperadas.
Que novidades serão apresentadas?
Segundo os especialistas, assim como na edição anterior a grande novidade foi a banda larga 4G através de tecnologia LTE, este ano a surpresa do congresso se centrará em novidades em dispositivos portáteis conectados à Internet pensados para melhorar nossa vida quotidiana e nossa saúde: pulseiras, óculos, relógios, etc.
Também espera-se que o MWC seja o cenário da apresentação do esperado Galaxy S5, o novo ‘smartphone’ de Samsung que englobará um scanner da íris dos olhos e que poderá ser sincronizado com o último ‘smartwatch’ da companhia.
Impacto económico
De acordo com um relatório independente encomendado pela GMA – a principal associação da indústria móvel e responsável da organização do evento– o Mobile World Congress terá este ano um impacto económico de 356 milhões de euros.
Exposição ‘La ciudad conectada’
O encontro albergará uma exposição que mostra como a tecnologia móvel pode ser de grande utilidade para nós graças às aplicações desenvolvidas para o lar, a saúde, os automóveis, a educação, as vendas, etc.
‘The Mobile World Hub’ e eventos paralelos
Este centro é a sede do Mobile World Capital e do GSMA em Barcelona e um lugar de encontro entre a indústria das TIC e as empresas e organizações de outros setores da atividade.
Seu objetivo é consolidar a cidade de Barcelona como ‘Hub’ global de soluções móveis que gerem oportunidades de negócio, serviços com tecnologia de ponta, uma maior qualidade de vida para seus cidadãos e que promovam a aprendizagem.
A Mobile World Capital organiza “Dentro de 4 años”, um evento sobre inovação e empreendedorismo em tecnologia móvel que estará a ocorrer paralelamente ao congresso também entre os dias 24 e 26 de fevereiro na sede da Fira em Montjuic: sessões, oficinas, colóquios e reuniões com especialistas.
Além disso, por sétimo ano consecutivo e apresentado pela Wireless Industry Partnership e GSMA, estará de volta a WIPJam, que organizará um DEVCON e um HACKATHON de quatro dias (mais informações em: http://www.mobileworldcongress.com/featured-programmes/
A tecnologia móvel aplicada aos grupos eletrogéneos com controlo remoto de Inmesol
Graças aos progresso na tecnologia das comunicações sem fios, na Inmesol conseguimos desenvolver grupos eletrogéneos que podem ser controlados a distância, a partir de qualquer lugar no mundo e a utilizar qualquer dispositivo móvel.
O sistema DSEWenNet permite, ainda, controlar vários grupos eletrogéneos simultaneamente e em tempo real (ler mais).
Lugar:
Fira-Gran Vía em Hospitalet de Llobregat e Fira Montjuic em Barcelona.
Data:
De 24 a 27 de fevereiro.
Informação útil para viajar:
Guia de viagens de PCMag do MW13.