Não é ficção científica, é a realidade: os automóveis sem condutor com software de Google já estão a circular por zonas urbanas de Mountain View (California, EUA) para testar a viabilidade deste projeto, denominado “Self Driving Cars”, que a companhia lançou em 2009.
Conforme informado por Chris Urmson, o diretor do projeto, para um carro inteligente é muito mais complexo circular por uma cidade que fazê-lo por estrada ou autoestrada: nos centros urbanos a probabilidade de ocorrerem situações imprevisíveis aumentam, já que no panorama influenciam muitos outros “objetos”, como peões, bicicletas, sinais e agentes de trânsito, etc. O sistema precisa detetar simultaneamente todos estes objetos e ter previsto todas as ações habituais e não habituais que possam ocorrer, para reagir adequadamente frente a cada uma destas; como por exemplo, que um ciclista que temos diante faça um sinal com a mão para avisar de sua intenção de virar. Para isso, Google está a utilizar conhecimentos em ciência da computação avançados.
Assim funciona o automóvel inteligente com tecnologia de Google.
De acordo com sua tradicional política empresarial, Google fez os resultados das provas serem públicos após um tempo prudencial do momento em que foram iniciadas. Os carros sem passageiros estão a rodar há um ano por zonas urbanas após a melhoria do software através de provas realizadas de antemão em estradas. O governador da Califórnia assinou em 2012 a lei que o permite (antes o fizeram nos estados de Nevada e Flórida). No entanto, a normativa obriga os automóveis de condução inteligente a circularem com um copiloto humano que possa controlar o veículo, se for necessário, apesar de que até então sua intervenção não está a ser necessária.
Os protótipos de “Self-driving car” são 24 Lexus RX450h equipados com tecnologia de Google: câmera no teto que grava em todas as direções, programas de reconhecimento, radares, diferentes tipos de sensores, etc., apesar de que outros modelos também foram usados para as provas, como o Toyota Prius. Ao mesmo tempo, são vários os fabricantes de carros que estão investindo no desenvolvimento de seus próprios carros inteligentes (Renault, Mercedes Benz, Nissan e Audi, entre outros) e Google também anunciou sua decisão de fabricar um modelo próprio.
Neste vídeo, Steve Mahan, um homem que perdeu 95 % de visão, utiliza o automóvel de Google e comenta sua experiência.
Ainda faltam alguns anos –não muitos- para que os carros sem condutor sejam comuns: falta resolver algumas questões de tecnologia e outras legais, porém este futuro já está bem mais perto.