A companhia francesa Technicon Design recebeu há alguns dias o primeiro prémio dos International Yacht & Aviation Awards pelo design deste avião, o Ixion Private Jet. E não é de admirar: a sua fuselagem parece transparente, como se as suas paredes e teto fossem uma enorme e única janela através da qual se podem observar as fantásticas vistas que nos oferece a Terra a partir do ar, mas na verdade, não tem nenhuma. A companhia prescinde das pequenas janelas de cabine e transforma as superfícies laterais e a parte superior do avião num enorme miradouro, revestindo-as completamente com ecrãs flexíveis que mostram o ambiente envolvente captado pelas câmaras instaladas no exterior da nave.

Imagem do Ixion Private Jet extraída da web de Technicon Design, como as de mais abaixo que ilustram o artigo.
O objetivo da Technicon Design era desafiar o conceito atual que temos de um avião com uma proposta que, no entanto, não fosse pura fantasia; cuja construção fosse possível utilizando a mais recente tecnologia existente. Não há dúvida de que conseguiram o seu propósito. O resultado é um design absolutamente inovador, esteticamente muito elegante, de momento pensado para os aviões privados de classe empresarial.
Segundo o diretor de Design da companhia, Gareth Davies, o facto de excluir as janelas simplifica também a construção do avião e reduz o seu peso, o que reduz o custo de combustível e, a longo prazo, também o de manutenção.
Ecrãs panorâmicos multifuncionais
As câmaras exteriores captam vistas panorâmicas de 360 graus; não obstante, os ecrãs interiores, para além de mostrarem o ambiente envolvente em tempo real, também podem funcionar como ecrã para ver filmes, fazer uma videoconferência ou apresentar paisagens tridimensionais, como se os passageiros estivessem a sobrevoar a selva amazónica, uma praia ou a Torre Eiffel de Paris.
Ainda não há data de construção para o Ixion Private Jet, mas o design do avião do futuro já está aqui.