O Gabinete Internacional de Exposições escolheu a cidade do Dubai como sede para albergar a Exposição Universal de 2020
Com o lema «Unindo mentes, criando o futuro», espera-se que receba a visita de 25 milhões de pessoas
Na semana passada, o Gabinete Internacional de Exposições (BIE) anunciou a sua decisão: o Dubai sediará a Exposição Universal de 2020. Será a primeira vez que este encontro será realizado no Médio Oriente.
Uma oportunidade para reforçar a sua posição mundial
A Expo 2020 coincidirá com o 50º aniversário dos Emirados Árabes Unidos. Neste breve período de tempo o Dubai transformou-se numa das cidades mais modernas e inovadoras do mundo, onde trabalham pessoas de mais de 200 nacionalidades.
Com o lema «Unindo mentes, criando o futuro», a cidade aproveitará esta oportunidade para continuar a sua construção e reforçar a posição dos sete emirados no mundo, implementando uma série de projetos que atuarão, por sua vez, como subtemas da Exposição Universal.
Três eixos temáticos: mobilidade, sustentabilidade e oportunidade
A Expo Dubai irá girar à volta de três grandes temas que representam um desafio à escala global e que estão interrelacionados entre si: a mobilidade, a sustentabilidade e a oportunidade.
O encontro abordará questões de logística, engenharia inteligente e consumo de energia; tentará dar respostas ao tema da conservação dos recursos e o seu acesso, e aproveitará a oportunidade para propor novos modelos económicos que integrem o intercâmbio cultural, os constantes avanços tecnológicos e a adaptação a um mundo em constante mudança.

Imagem de Al Wasl, a praça projetada para ser o epicentro da Exposição Universal de 2020. Fonte: BIE.
O programa Expo Ao Vivo
Este programa tem como objetivo financiar e levar ao Dubai, graças a um fundo económico, projetos inovadores, sobretudo de energia solar e água potável. A Expo Ao Vivo entrará em funcionamento na fase de preparação da Exposição Universal e pretende pôr em contacto o talento do amanhã com especialistas e sócios potenciais.
Dados e números
Data: de 20 de outubro de 2020 a 10 de abril de 2021.
Previsão de visitantes: 25 milhões.
Localização: 438 hectares no extremo sudoeste do Dubai, num ponto equidistante entre a cidade e Abu Dhabi.
Quando a Expo terminar, o recinto será transformado no Dubai Trade Center Jebel Ali.