No artigo anterior demos repercussão a um novo circuito, desenvolvido pela empresa FINsix, que reduz o tamanho e o custo da eletrónica de potência. Neste ‘post’ voltamos a falar da mesma start-up, desta vez sobre um produto que estão prestes a comercializar relacionado com a implementação desta nova tecnologia: um condutor de LEDs que transformará completamente a experiência que até agora tínhamos com este sistema de iluminação.
O que é um condutor de LEDs?
Tal como explicam em sua página web, os LEDs não são como as lâmpadas incandescentes: para funcionar necessitam corrente contínua (DC), do mesmo modo que nossos dispositivos portáteis. E esta é precisamente a função do condutor: um conversor de potência que lhes proporciona esta corrente e controla e regula a intensidade da luz.
O controlador de led tem um papel fundamental em todos os aspetos deste tipo de iluminação e repercute na sua durabilidade e custo.
O menor e mais avançado controlador de LED do mundo
A FINsix desenvolveu o menor e mais avançado controlador de LED do mundo. Baseado no seu inovador circuito, que reduz o tamanho da eletrónica de potência, este sistema de iluminação consome cinco vezes menos energia.
O controlador da FINsix utiliza uma tecnologia patenteada para regular a saída da luz, a fazer com que a sua capacidade para controlar a intensidade da mesma seja muito superior.
O produto foi projetado de tal forma que é compatível com as infraestruturas existentes: isto é, tanto com transformadores magnéticos como eletrónicos. Além disso, os engenheiros também conseguiram evitar as cintilações, o ruído, a instabilidade e outros inconvenientes que até então ocorriam na utilização de LEDs.
Diferentemente da eletrónica de potência tradicional, o novo condutor não necessita indutores, transformadores ou condensadores eletrolíticos: obtém-se a partir de um processo de fabricação não tátil que evita os mecanismos de desgaste que produzem as falhas precoces.
A FINsix oferecerá ao mercado módulos de controladores completos com a finalidade de reduzir os tempos de comercialização e assegurar o rendimento para os fabricantes de equipamentos de iluminação.
As torres de iluminação com LEDs da Inmesol
Na Inmesol nos interessou especialmente esta notícia já que tanto nossas torres de iluminação para situações de emergência, projetadas para ser transportadas com rapidez por estradas e autoestradas, como as “autónomas”,utilizam lâmpadas LED.