A empresa de telecomunicações Saudí Telecom Company escolheu os grupos electrogéneos Inmesol para prestar serviços à rede de telecomunicações montada em pleno deserto em diversos pontos da geografia da Arábia Saudita.
O clima desértico do país – altíssimas temperaturas durante o dia que baixam bruscamente durante a noite, assim como as frequentes tempestades de areia – fazem necessário desenhar equipamentos específicos que resistam às condições extremas a que estão expostas as instalações onde estão localizadas.
http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ASaudi_Arabia_(orthographic_projection).svg
Autor da imagem: Keepscases
Especificidades dos grupos electrogéneos Inmesol instalados no deserto
Abastecimento energético contínuo: 24/7/365
Este tipo de instalações necessita uma fonte de energia elétrica limitada mas constante: 24 horas ao dia, 7 dias por semana, durante todo o ano.
A solução que oferece a Inmesol consta de equipamentos formados por dois grupos que funcionam ininterruptamente a alternar-se em ciclos de oito horas. Deste modo, cada uma das duas unidades do grupo electrogéneo pode “descansar” enquanto a outra está em funcionamento. Em geral, a potência dos grupos costuma oscilar entre 20 e 30 kVA.
Para ter a garantia de que o abastecimento de energia será constante, esta solução também permite que o grupo que esteja em reserva entre em serviço caso se dispare uma alarma por anomalias no funcionamento do grupo que estiver a abastecer neste momento a energia.
Com o objetivo de que cada unidade do grupo possa trabalhar a pleno rendimento em caso necessário e para que os motores não funcionem debaixo da carga mínima, os equipamentos possuem uma carga artificial incorporada.
A levar em consideração a sua localização e para facilitar a sua manutenção, os equipamentos contam com:
- Controlo automatizado do abastecimento de óleo.
- Pré filtro ciclónico de óleo para prolongar a vida útil do óleo em até mil horas.
- Bomba de trasfego de combustível.
Alarmas de controlo
Além disso, os grupos electrogéneos contam com vários sistemas de alarmas de controlo para comunicar-se com a central de comando, tanto através da própria instalação de telecomunicações a que estão conectados, como pelo inovador sistema de controlo remoto DSEWebNet.