Em várias ocasiões, destacou-se a importância da instalação de grupos electrogéneos nos Hospitais, não em vão, seu uso em emergência é obrigatório por normativa. Se há uma falha no abastecimento de energia da rede geral no transcurso de uma intervenção cirúrgica, e não há outra fonte de energia alternativa em emergência, as conseqüências são catastróficas.
Nesse post, vamos destacar outro dos usos de extrema importância de um grupo electrogéneo. Se trata do papel que exerce dentro da instalação elétrica de um depósito de produtos farmacêuticos, particularmente de medicamentos.

Grupo electrogéneo INMESOL II-110 instalado no exterior do depósito de distribuição de produtos farmacológicos em Werne (Alemanha)
O processo de distribuição de medicamentos desde o laboratório onde são fabricados até que sejam transportados, está perfeitamente regulado mediante normativa e documentos de referência aplicáveis em todas suas etapas, para garantir a qualidade do medicamento no momento do consumo.
Nesse sentido, existe uma estrita regulação que obriga as condições ambientais e de segurança da conservação dos medicamentos seja a adequada.
Em um depósito de produtos farmacêuticos, para conservar adequadamente os medicamentos, é necessário ter em conta os seguintes fatores ambientais: luz, umidade e temperatura.

Interior de um depósito de distribuição de produtos farmacológicos em Werne (Alemanha)
Existem muitos medicamentos que sofrem degradação com a luz solar e é conveniente armazená-los em suas embalagens originais e distantes de janelas e portas.
A umidade é outro fator que influi nas condições de estabilidade dos medicamentos, por isso é conveniente não armazená-los em contato com paredes ou muros e deixar espaços livres entre eles.
E por último, o fator mais importante a ter em conta é a temperatura, já que todos os produtos a conservar requerem um ambiente com temperatura controlada. Há medicamentos cuja temperatura idônea é de 20-22ºC, e outros, como a insulina, que se deterioram à temperatura ambiente e que devem ser conservados em frigoríficos ou congeladores.
Em Werne, Alemanha, uma empresa distribuidora de produtos farmacêuticos adquiriu recentemente um grupo electrogéneo INMESOL modelo II-110 em emergência com a rede, justo para alimentar os equipamentos de refrigeração que armazenam este tipo de medicamentos termolábeis.

Armazém de distribuição de produtos farmacológicos em Werne (Alemanha)
O controle do grupo electrogéneo se encontra em um armário dentro da sala de máquinas.
Na imagem é possível visualizar o quadro de controle com a central DSE 6020 MKII, que vigia a rede e faz ativar o grupo eletrogêneo quando ocorre uma falha de distribuição de energia, assumindo a carga das máquinas frigoríficas durante o tempo que dure a falha.

Sala de máquinas da central de distribuição de produtos farmacológicos em Werne (Alemanha)