Os quatro criadores principais da Internet
No artigo A história da Internet contada pelos seus criadores num livro único, publicado no nosso blog, citámos alguns dos muitos nomes que tornaram possível o que hoje conhecemos como Internet. Além disso, na página web da Internet Hall of Fame há um bom resumo sobre a origem da rede e seus criadores. Vamos a centrar-nos aqui nos quatro principais.
Vinton Cerf (Connecticut, 1943)
Considerado o pai fundador de Internet. Coinventor dos protocolos TCP/IP

Imagem: Veni Markovski (Wikipedia)
Licenciado em Matemáticas pela Stanford e Doutor em Informática pela Universidade da Califórnia (UCLA), projetou com Robert E. Khan a arquitetura de Internet e os protocolos informáticos TCP/IP que a fizeram possível (1972).
Foi diretor de programas da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa do Pentágono) e desde 2005 é vice-presidente de Google e responsável de identificar novas tecnologias que ajudem a desenvolver produtos e serviços baseados na rede. Há anos também trabalha no desenvolvimento do Interplanetary Internet, um projeto que desenvolve a tecnologia para levar ao espaço as comunicações de dados antes de 2020.
Em 1997, Cerf e Khan foram condecorados pelo presidente Bill Clinton com a Medalha Nacional de Tecnologia por conceber e desenvolver a Internet. Em 2004, seu trabalho também foi reconhecido com o chamado “Prémio Nobel de Ciência Computacional”, o Prémio Alan M. Turing.
Foi um dos fundadores da Internet Society e seu primeiro presidente.
Robert Kahn (Nueva York, 1938)
Coinventor dos protocolos TCP/IP e responsável do programa de Internet da DARPA

Imagem: Veni Markovski (Wikipedia)
Doutor e Mestre em Engenharia Eletrónica e professor no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), além de inventar os protocolos informáticos TCP/IP com Vinton Cerf, foi o responsável de colocar em andamento o programa de Internet da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa do Pentágono).
Após treze anos na DARPA, deixou a organização em 1986 para fundar a wp:en:Corporation for National Research Initiatives (CNRI). Desde 2006 é seu diretor, CEO e presidente.
Em 1997, junto a Cerf, recebeu a Medalha Nacional de Tecnologia e também partilhou com ele o Prémio Turing em 2004. Em 1993 recebeu o Prémio SIGCOMM pela sua contribuição técnica e liderança na difusão das tecnologias da informação.
Larry Roberts (1937, Connecticut)
Pai da ARPAnet, a precursora da Internet
Doutor e Mestre em Engenharia Eletrónica pelo MIT, trabalhou na DARPA em colaboração com Vinton Cerf e Robert Kahn na criação de ARPAnet, a primeira rede de comutação de pacotes. Posteriormente fundou Telenet, a primeira operadora de dados através da citada tecnologia, a desenvolver o protocolo X25 que foi a base para a rede europeia EUNet.
Após trabalhar como presidente e CEO de DHL, presidente e CEO de NetExpress e presidente de ATM Systems, a citar algumas das companhias, Lawrence G. Roberts é atualmente presidente de Packetcom, Inc., empresa que desenvolve tecnologia avançada para Internet.
Entre as várias distinções que recebeu, cabe destacar o Prémio L.M. Ericsson pelas suas pesquisas em comunicações de dados, o SIGCOMM e o Prémio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica, que recebeu junto com Robert Kahn, Vinton Cerf e Tim Berners-Lee.
Sir Tim Berners-Lee (Londres, 1955)
O pai da Web e fundador e diretor da Fundação World Wide Web

Imagem: webfoundation.
Formado em física em 1976 na Queen’s College da Universidade de Oxford, inventou a Web em 1989 enquanto trabalhava como engenheiro de software no CERN: percebeu que os cientistas que também trabalhavam naquela época para o laboratório de partículas necessitavam poder partilhar, de maneira eficaz e estando em seus respetivos países, a informação que geravam.
Foi, concretamente, o primeiro em estabelecer a comunicação entre um cliente e um server a utilizar o protocolo HTTP.
Com seu grupo de colaboradores criou a linguagem HTML (linguagem de marcação de hipertexto) e o sistema de localização de objetos na web URL (Uniform Resource Locator).
Em 1994 fundou o Consórcio da World Wide Web (W3C), com sede no MIT, com o intuito de supervisionar e estandardizar o desenvolvimento das tecnologias sobre as que se fundamenta a web e que permitem o funcionamento de Internet.
Justamente esta semana se celebra o 25º aniversário da World Wide Web.
Prémios e condecorações
É membro da Royal Society de Londres e da British Computer Society, oficial da Ordem do Império Britânico, Prémio Príncipe de Astúrias, Prémio de Tecnologia do Milénio; em 2004 a Reina Isabel II lhe concedeu a categoria de Knight Commander, o segundo mais alto na Ordem do Império britânico; e é Doutor honoris causa por várias universidades, por citar apenas alguns dos prémios e distinções que lhe reconheceram seu trabalho.
Fontes:
http://comocreamosinternet.com
http://internethalloffame.org/
Wikipedia