Aquilo que há alguns meses era apenas um pedido transformado num desafio para o departamento de I&D da INMESOL, e que já antecipámos no post “Soluções de transporte através de grupos electrogéneos de design”, tornou-se hoje uma realidade.

Camião a carregar 6 geradores modelo IIRN-165 com destino a França
Acaba de sair das instalações da INMESOL a primeira entrega de 6 unidades dos novos grupos electrogéneos IIRN-165, com destino a França.
Falando em termos de potência, este camião transporta 6 geradores com o novo design, capazes de gerar até 9000 KVA de potência PRP. Há vários meses, para se transportar a mesma quantidade de potência, com o design anterior, seriam necessários dois camiões como este.
Reduzem-se a metade as emissões de CO2 para a atmosfera, o consumo de combustível e os custos de mão-de-obra.
Porque era um desafio?
Para transportar 6 unidades em camiões de40 pés, a única coisa que era preciso fazer era reduzir em alguns centímetros as dimensões das carroçarias que recebem estes modelos.
O difícil era realizar esta redução, precavendo possíveis problemas de aquecimento e de aumento dos níveis de emissões sonoras nos equipamentos.
Quanto maior é a abertura na carroçaria para uma circulação de ar suficiente que evite o aquecimento do motor, mais facilmente escapa o ruído emitido e maior é a percepção das emissões sonoras.
O Departamento de I&D conseguiu resolver o problema com um design em que o fluxo de ar é óptimo (não se produzem aquecimentos) e desenhando um bom sistema de amortecedores de ruído (elementos que absorvem o som) que impedem que o ruído escape para o exterior.

Sergio Frutos a realizar os testes de medição de emissões sonoras do equipamento IIRN-165
Processo de desenvolvimento do gerador IIRN-165 em vídeo
O vídeo seguinte mostra de forma breve um resumo do desenvolvimento deste equipamento: