O projeto dirige-se à aviação, mas sua aplicação poderia ser ampliada a outros setores
Uma equipa de investigadores europeus de Solar-Jet conseguiu, após vários anos de pesquisa, obter combustível a usar água, dióxido de carbono e luz solar. O objetivo imediato de seu trabalho é produzir querosene em escala industrial para o setor da aviação e sem que as aeronaves precisem de modificações importantes no seu desenho para poder serem abastecidas com este combustível sustentável.
A descoberta, denominada combustível solar a reação, poderia revolucionar o futuro da aviação, já que, além de ser compatível com a atual infraestrutura de combustível dos aviões, é economicamente viável.

Imagem: reator solar (fotografia extraída da web de Solar-Jet).
O fator tecnológico chave do projeto é o reator solar desenvolvido no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique; uma universidade pioneira em pesquisa, conhecida como ETH. Basicamente, a técnica consiste em concentrar a luz solar até obter uma temperatura que permita separar a água do dióxido de carbono (700 graus Celsius). Do gás sintético resultante (syngas) se obtém querosene. No vídeo abaixo vários membros da equipa da ETH explicam os passos detalhadamente.
Sem dúvida estamos frente a um grande avanço que num futuro próximo poderá acarretar também na produção de gasóleo ou gasolina e ser ampliado a outros setores industriais, como o de Inmesol.
O projeto Solar-Jet (Solar chemical reactor demonstration and Optimization for Long-term Availability of Renewable JET fuel) foi criado em 2011 e recebe apoio económico da União Europeia.
Para mais informação (em inglês):
https://www.ethz.ch/en/news-and-events/eth-news/news/2014/04/sunlight-to-jet-fuel.html
http://www.solar-jet.aero/page/about-solar-jet/scientific-approach.php