Baixas emissões sonoras, baixas emissões de gases e manutenção remota
O mercado de grupos electrogéneos é complexo e está segmentado de acordo com as aplicações de utilização final.
Falando em termos gerais, no entanto, o sector de locação está a ser fortemente orientado por aspetos como a poluição sonora, eficiência energética e emissões de gases, bem como um eventual aumento da procura de energia.

Grupo electrogéneo da gama Rental com motor FPT, modelo IIRN-115
Uma parte significativa do mercado, e maioritariamente o sector de maquinaria de locação (que está atualmente em crescimento), como empresas que organizam espetáculos, eventos e promoções, empresas de alimentação e bebidas, serviços de catering e hospitalidade, etc. exige cada vez mais equipamento mais silencioso, com baixas emissões de gases reguladas por regulamentos estritos e limitativos controlados em todos os momentos equipamentos com máxima fiabilidade em termos de prestação de serviços.
GRUPOS ELECTROGÉNEOS MAIS SILENCIOSOS
A redução de emissões sonoras tem sido um dos principais objetivos definidos pela INMESOL para o desenvolvimento de novos produtos lançados em 2017.
O departamento de I+D trabalhou afincadamente, efetuando estudos complexos e numerosos testes sobre diversos protótipos. Um design com fluxo de ar otimizado e que inclui um excelente sistema de insonorização (elementos absorventes de som) foi por fim obtido, em que a diminuição aproximada na perceção das emissões sonoras dos grupos electrogéneos é entre 15 e 20 %.
Todos os modelos de grupos electrogéneos da gama de locação da INMESOL incluem já o novo conceito e , assim, para além de serem grupos eletrogéneos robustos que proporcionam todas as funcionalidades exigidas pelo sector, são agora mais silenciosos.

Redução de emissões sonoras grupos electrogéneos da gama de locação da INMESOL
EFICIÊNCIA DOS MOTORES E BAIXAS EMISSÕES DE GASES
Os regulamentos sobre emissões de gases que afetam os motores de combustão interna são cada vez mais exigentes e têm limitações mais restritivas. Os fabricantes de motores estão sempre a tentar adaptar o desenho dos seus motores para cumprirem com os regulamentos e, por consequência, estão a desenvolver motores eficientes com sistemas de controlo avançados e com emissões de gases abaixo das limitações estabelecidas.
A INMESOL trabalha sempre com marcas fabricantes prestigiadas, capazes de fornecerem motores que cumpram os mais recentes requisitos definidos pelos respetivos regulamentos, e em especial os relativos às emissões de gases, que são atualmente de FASE IIIA na Europa.
MONITORIZAÇÃO REMOTA
Outra funcionalidade cada vez mais exigida no sector de locação é a monitorização remota do estado dos grupos electrogéneos. Os dispositivos GPS instalados nos geradores tornam possível controlar remotamente, monitorizar, e localizar o equipamento em tempo real. Assim, o estado do grupo electrogéneo, os alarmes, consumos e níveis de combustível podem ser verificados a partir de qualquer dispositivo (computador, Tablet ou telemóvel), a qualquer altura, em qualquer local, de qualquer localização. Isso ajuda a minimizar os custos de manutenção e as visitas ao local de utilização.
Outra vantagem importante é o alerta de movimento em tempo real , que torna possível prevenir e agir rapidamente em caso de furto de maquinaria.

Vista da localização do grupo electrogéneo