Um dos campos em que atualmente as empresas estão a investir em pesquisas é o da redução do tamanho da eletrónica de potência: os dispositivos eletrónicos –principalmente semicondutores– capazes de adaptar e de transformar a energia elétrica para alimentar controladamente equipamentos, transformar a energia elétrica de contínua a alternada e vice-versa, além de controlar a velocidade e o funcionamento de máquinas elétricas.

Fonte: http://www.finsix.com/products/adapter.html
A redução do tamanho e do custo da eletrónica de potência está ainda condicionada pelo estudo de novos materiais, como o nitreto de gálio, que precisam ser mais eficientes do que os que se utilizam atualmente perante as altas frequências empregadas neste tipo de eletrónica.
Enquanto os pesquisadores trabalham a visar a redução de custos destes novos materiais, uma start-up norte-americana, a FINsix, projetou um novo circuito que, quando tais materiais possam ser adotados abrangentemente, permitirá que a eletrónica de potência seja menor, mais eficiente e económica. De momento, já apresentaram a primeira aplicação que será comercializada a meados deste ano: adaptadores de alimentação para computadores portáteis que são 75 % menores do que os convencionais.
Um adaptador do tamanho de uma tomada capaz de carregar vários dispositivos ao mesmo tempo
Na semana passada, a FINsix apresentou a primeira aplicação comercial do inovador modelo de circuito desenvolvido por David Perreault, professor de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na Feira Internacional de Eletrónica de Consumo, CES, que se realiza cada ano em Las Vegas.

O menor carregador de computadores portáteis do mundo, desenvolvido pela FINsix
4 vezes menor, seis vezes mais leve, e mais barato
Este primeiro produto é um carregador, do tamanho de uma tomada normal, para computadores portáteis e outros dispositivos, e seis vezes mais leve. O adaptador de corrente terá, além disso, um menor custo do que os que utilizamos agora porque necessita menos material para a sua fabricação e sua produção é mais simples.
A alimentação do adaptador é de 65 watts e é capaz de carregar vários dispositivos simultaneamente. Possui uma porta USB para substituir os carregadores de telefones e de tablets, elimina os volumosos cabos atuais, ocupa uma única saída quando está ligado e é compatível com as principais marcas de computadores portáteis.
A tecnologia desenvolvida pela FINsix conseguiu reduzir o tamanho da eletrónica de potência, a aumentar a frequência de funcionamento dos dispositivos (em até 1.000 vezes). Até então, as frequências mais altas reduziam a eficiência devido à perda de energia que se produzia no interior do adaptador de corrente. No entanto, a equipa que desenvolveu o carregador foi capaz de reciclar uma grande parte desta energia.