Desde que o cientista Nikola Tesla começou a trabalhar no século XIX no campo da transmissão de energia sem fios, esta possibilidade foi um dos grandes desafios da ciência. Agora, a ideia quase mágica de um mundo sem fios começa a tornar-se realidade graças à tecnologia WiTricity® desenvolvida por uma spin-off do MIT de mesmo nome.
Vídeo explicativo da tecnologia WiTricity. Fonte: The Daily Conversation.
Segundo o que explicam na página web de WiTricity, tudo começou uma noite na casa do professor de Física do MIT Marin Soljačić, quando acordou com as apitadelas de seu telemóvel que estava a ficar sem bateria. Era a sexta vez num mesmo mês que tinha se esquecido de colocá-lo para carregar e que lhe ocorria isso. Então, disse para si, se há eletricidade disponível nas tomadas de toda a casa, o telefone tinha que poder “ser responsável” de sua própria recarga, a aproveitar a rede da casa sem precisar de depender de estar conectados a ela. Era preciso pensar como transferir de modo sem fio essa potência da infraestrutura elétrica ao telemóvel.
Katie Hall, de WiTricity, numa entrevista para a CNN.
Fazia décadas que se utilizavam sistemas de energia sem fio baseados na indução magnética (por exemplo, as escovas de dente elétricas): para isso se gera um campo magnético alterno numa bobina transmissora e, a seguir, converte-se em corrente elétrica numa bobina recetora. O problema destes sistemas tradicionais é sua eficácia na transferência em grandes distâncias. Em 2006, Marin Soljačić e seus colegas demonstraram uma forma altamente ressonante de indução magnética que resolve este tema e que é aplicável a qualquer situação na que um dispositivo ou uma bateria necessitam ser carregados. A partir de então, começaram a trabalhar desde a corporação WiTricity para poder passar este avanço da física ao setor industrial; um processo longo e complexo que agora já está a dar seus frutos com um enorme impacto em muitos setores, e que nos coloca diante de um mundo sem fios.
Morris Kesler, diretor de Tecnologia de WiTricity, num vídeo sobre a tecnologia WiTricity.
Witricity está lançando no mercado sistemas que se instalam, por exemplo, no chão ou numa mesa e que funcionam como fontes sem fio de carga inclusive de vários dispositivos, apesar de que estes não tenham o mesmo tamanho que a fonte e se encontrem afastados dela. Por exemplo, os Toyota Prius que serão lançados no mercado em 2016 serão carregados a utilizar uma plataforma instalada no pavimento da garagem de seus proprietários, sem fios, e no prazo de um ou dois anos poderemos comprar computadores portáteis, tablets, telemóveis, televisores e outros dispositivos eletrónicos de consumo que tampouco necessitarão qualquer fio. Isto é, “Em vez de ter um fio de carga diferente para cada dispositivo em seu domicílio, você poderá ter um lugar onde colocar seu telemóvel ou portátil e eles permanecerão carregados automaticamente”, explica Morris Kesler, diretor de Tecnologia de WiTricity, num artigo publicado na página web de MIT ILP (Industrial Liason Program).
Alex Gruzen, CEO de WiTricity, numa demonstração da tecnologia em Engadget Expand New York.
A tecnologia WiTricity® também está a ser incorporada na medicina (para, por exemplo, carregar dispositivos que se implantam no corpo humano, como os marca-passos), em aplicações militares e em múltiplos setores industriais.